REVISTA ALTERNATIVA
A FAMÍLIA DE SOBRENOME SUCESSO!
 
TWITER - FACEBOOK - EMAIL - FANPAGE
 
 
IMÓVEIS A importância de um fiador ao alugar um imóvel em Feira de Santana
 
 

Imagem: Pixabay

 

Se você está tentando alugar uma casa ou apartamento e fica sabendo que precisa de um fiador para poder ter as chaves desse imóvel nas mãos, pode ficar confuso quanto ao que o proprietário deseja e por quê. Felizmente, não é tão complicado de entender, embora possa ser difícil encontrar alguém que esteja disposto a preencher a vaga.

 

No Brasil, geralmente uma pessoa que solicita uma propriedade para aluguel deve ter um fiador ou providenciar uma garantia bancária contra inadimplência. Este tipo de contrato de locação de imóvel geralmente estipula os termos e condições de taxas de aluguel e locação e pode ser preparado pela imobiliária ou proprietário.

 

O proprietário, o fiador e o inquilino devem assinar o contrato. Para dar credibilidade ao contrato e evitar problemas, as assinaturas desse tipo de contrato são reconhecidas em cartório, onde uma cópia das assinaturas fica para cada parte. Depois que o contrato é assinado por todas as partes, o corretor de imóveis marca uma visita ao local para fins de inspeção e, finalmente, para entregar as chaves ao inquilino.

 

A inspeção serve como uma verificação importante do estado da propriedade, pois ao inquilino é solicitado a devolver a propriedade no mesmo estado em que a recebeu. É recomendável que aqueles que não conseguem entender as cláusulas consultem um advogado antes de assinar qualquer item que não esteja de comum acordo.

 

Quer saber um pouco mais sobre este tema? Acompanhe algumas informações sobre contratos de aluguel que separamos neste post para você!

 

 

O que é um fiador?

 

Um fiador de aluguel ou arrendamento é simplesmente o termo legal para um co-signatário de imóveis. Essa prática de ter alguém que se responsabilize por pagar os custos do acordo que você formalizou, caso deixe de pagar, é bastante comum.

 

Um fiador de imóvel tem exatamente as mesmas responsabilidades que o locatário. Eles concordam por escrito em assumir a responsabilidade pelo imóvel alugado por outra pessoa, incluindo atividades, manutenção, aderência às regras de propriedade e, o mais importante, garantir que o aluguel seja sempre pago integralmente e no prazo.

 

Não importa o valor e nem o tamanho do imóvel, que pode ser desde uma mansão até uma simples casa para alugar em Feira de Santana: o que interessa ao proprietário, é que você mantenha o imóvel em ordem e os pagamentos em dia! Caso você falhe, o fiador pode ser responsabilizado.

 

 

Razões pelas quais um proprietário pode exigir um fiador

 

Como muitos desafios e situações da vida, a assinatura conjunta se resume a dinheiro. Você pode ter um ótimo trabalho e uma personalidade brilhante, mas se a pesquisa mostrar que você deve muito dinheiro, está atrasado nos pagamentos, nunca pagou seu aluguel integralmente e/ou pontualmente no passado e tem uma renda escassa.

 

Há três razões principais pelas quais um proprietário pode insistir em ter um fiador: se você possui uma baixa renda, se conta com um histórico irregular em seu CPF ou em registros de pagamento de aluguel e, também, se conta com um crédito ruim no mercado.

 

 

Baixa renda pode obrigar a ter um fiador

 

Isso se dá pelo fato de que a regra de ouro para quanto aluguel você pode pagar é baseada no seu salário mensal. Se seu aluguel for de um terço ou menos do que você ganha todos os meses, você estará aprovado. Por exemplo, se você levar para casa R$ 3.000 por mês em salário, o aluguel máximo que você pode pagar confortavelmente é de R$ 1.000 (supondo que você também esteja tendo o cuidado de reservar alguns reais para emergências, o que inevitavelmente ocorrerá).

 

Em muitas áreas em que o aluguel é extraordinariamente alto, os proprietários podem exigir que seu salário seja o dobro da taxa de aluguel. Se você não conseguir atender a esses requisitos, um fiador poderá ser obrigatório.

 

 

 

Restrições de CPF

 

Ter um histórico ruim de inadimplência ou nome sujo, com restrições ao seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode segui-lo por anos e dificultar vários tipos de transações. No caso de um contrato de aluguel, passar por uma situação de despejo é a pior nota que você pode ter em seu registro, independentemente das circunstâncias.

 

No entanto, se o despejo for questionável - por exemplo, com base em uma disputa que você teve sobre condições inseguras de vida -, você precisará fornecer muitos documentos que expliquem as circunstâncias e possa limpar seu nome.

 

Pagamentos de aluguel atrasados também funcionam contra você, pois muitas imobiliárias mantém cadastro de clientes para pesquisa, e muitas delas são interligadas em sistemas de pesquisa de dados. Dados negativos a seu respeito podem torná-lo indesejável para proprietários em potencial, independentemente da sua estabilidade financeira.

 

Por outro lado, se você não tiver histórico de aluguel (ou seja, você é um locatário pela primeira vez), um fiador provavelmente será necessário. A boa notícia é que é muito melhor não ter histórico de aluguel do que ter um histórico ruim.

 

 

 

Ter crédito ruim pode obriga-lo a apresentar um fiador

 

Mesmo se você tiver uma ótima experiência e sempre pagar seu aluguel integral e pontualmente, um possível proprietário ainda poderá solicitar um fiador de aluguel com base no seu histórico de crédito.

 

Um relatório de crédito que mostra que você sempre paga o mínimo devido em suas contas de cartão de crédito principal e de varejo informa ao proprietário que você é um gerente de dinheiro ruim. Esse registro também sugere que levará anos para você pagar esses cartões com base nos juros acumulados, mesmo que você não os use mais.

 

A combinação desses fatores pode muito bem fazê-los pensar duas vezes antes de confiar em você para reservar dinheiro suficiente para alugar todos os meses, fazendo com que eles exijam um fiador de suporte ao seu acordo de aluguel de apartamentos em Feira de Santana.

 

Agora que você conheceu um pouco mais dos motivos que fazem um proprietário solicitar um fiador para fechar um acordo contratual de aluguel, aproveite para deixar seus comentários sobre esta informação e compartilhar este post em suas redes sociais!

 
PODCAST
 
     
     
TWITTER : twitter.com/RAlternativa    
FANPAGES : facebook.com/revistaalternativa.bahiabrasil facebook.com/trofeuoscarfolia  
E-MAILS : gguirra90@gmail.com    
ZAP : (75) 99155 9399    
     
Jesus com a Gente!